Qual o melhor piso para casa? Entre tantas opções, qual é o perfeito que devemos escolher? Decidir sobre o piso com antecedência fornece um ponto de partida para inspirar e desenvolver a estética do design e a paleta de cores de sua residência.

Os benefícios do novo piso incluem calor, isolamento, maciez, durabilidade e resistência ao desbotamento ou manchas, mas também constitui a base de um plano de decoração e inspira suas outras opções de interior.

Não há uma regra rígida e rápida sobre quais cores de piso combinam com quais esquemas de pintura – tudo se resume às cores que você gosta e à aparência que está tentando obter. Na hora de construir e reformar, é importante escolher um piso que encontre um equilíbrio entre praticidade, conforto, estilo e preferência pessoal.

Para ajudar a determinar seu estilo interior, olhe para suas roupas favoritas, as obras de arte que você adora e seus destinos de viagem definitivos – você começará a ver um fio condutor. Se possível, escolha seu piso antes de selecionar sua pintura, papel de parede e móveis. As cores do seu pavimento podem inspirar o resto do seu esquema de cores.

No conteúdo de hoje, preparamos algumas dicas interessantes que você deve levar em conta quando se perguntar qual o melhor piso para casa, independentemente do tipo de decoração que você goste. Leia!

Olhe para o seu estilo de vida

Qual o melhor piso para casa? Aquele que combina com seu estilo de vida. Ao selecionar o piso certo para o seu projeto, considere o espaço, seu estilo de vida e a carga de trabalho que os pisos precisarão suportar.

O piso que você escolher deve refletir sua personalidade, adicionar estilo e conforto e, se necessário, complementar as paredes e móveis existentes, assim como um ambiente de trabalho, como um piso moeda que age de forma antiderrapante.

Se você sabe o que ama e seu gosto não vai mudar, então seja ousado, adicione um pouco de personalidade e faça uma declaração de design. Se, no entanto, você está atrás de algo mais atemporal, os tons de marrom, cinza e mel combinam bem com outros tons e criarão um ambiente aconchegante e tranquilo em sua casa.

Dica especial

Quando você quiser alcançar algo que não vai se mal e tem uma sensação de atemporalidade, inspire-se na natureza. Procure por um tom natural que atravesse as placas ou laminados dos pisos ou escolha um tapete mais texturizado, como um tapete turco bem desenhado.

Crie um efeito coeso

Qual o melhor piso para casa? Aquele que combina, ou seja, que é coesa com o restante da casa. Textura, padrão, contraste e cor são os blocos de construção de qualquer bom design e são essenciais para alcançar uma aparência sofisticada, elegante e polida.

Escolha um piso que flua entre os cômodos para estabelecer uma aparência coesa por toda parte, além de criar um fator visual surpreendente ao brincar com cores e texturas contrastantes.

Dica especial

Se estivermos falando de um espaço pequeno, mantenha a cor dominante do ambiente, um pouco mais escura do que as paredes. Tapetes de parede a parede ou quadrados de carpete em espaços pequenos podem fazer o espaço parecer menor, pois os olhos leem o tapete ou o quadrado, não a sala como um todo.

Escolha a cor com inteligência 

Qual o melhor piso para casa? Aquele que é escolhido em sua devida cor, se assim podemos dizer. Escolher a cor certa do piso para sua casa pode ser um desafio, mas a cor, quando bem feita, transformará instantaneamente um espaço.

Pisos escuros criarão uma sensação de intimidade e terão um efeito de base em quartos espaçosos, enquanto pisos claros refletirão a luz e farão um pequeno cômodo parecer maior.

De tapetes confortáveis a azulejos texturizados e tudo o mais, lembre-se de que a cor é a chave quando se trata de definir a sensação de espaço de um ambiente.

Mas antes de tomar uma decisão final, certifique-se de testar a cor de sua amostra de piso durante o dia e também com luz artificial à noite. É uma etapa importante no processo de design, pois as cores mudam drasticamente quando inundadas de luz solar ou iluminadas por lâmpadas.

Dica especial

Use tons mais claros para iluminar uma sala. As cores suaves e frias farão com que uma sala pequena pareça mais espaçosa. Para criar mais altura em uma sala, use uma mistura de tons. Aplique a tonalidade mais escura no chão, a tonalidade seguinte nas paredes e a tonalidade mais clara no teto.

Qual o melhor piso para casa? Aquele que se encaixa nas dicas que mencionamos, mas que acima de tudo, esteja dentro daquilo que você gosta, afinal, estamos falando do seu lar particular. Até a próxima!