Eu almocei com um amigo que conheci nos solteiros50.

Conversamos sobre filmes e sobre carne. Carne, carne e mais carne.

Tri-tip. Bife de pimenta. Bife de alho. Espetinho de carne. Lombo de cima.

É (quase) tudo sobre carne quando você está na Amazon Churrascaria em Fullerton (em Orange County, Califórnia). Churrascaria é uma mistura particularmente brasileira de churrasco e churrascaria, com garçons que perambulam pela sala carregando espetos do comprimento de uma espada, cada um carregado com um pedaço de carne, ainda fumegante da grelha de fogo aberto enfiada na cozinha.

Toques brasileiros estendem-se à decoração. Uma cachoeira desce em cascata por uma parede de frente para a porta da frente. Plantas da selva falsas e painéis criptográficos de ruínas da selva cobrem as paredes. Isso me fez pensar na rede Rainforest Cafe, favorita das crianças, sem animatrônicos barulhentos, luzes piscando e megamerchandising de restaurantes corporativos.

Um toque curioso do meio-oeste americano domina o meio do grande restaurante, que serviu em vidas anteriores como buffet chinês e buffet Country Inn. Uma espécie de bufê de saladas, do tipo popular em Peoria nos anos 80, oferece saladas à base de maionese, saladas de três grãos, pães com queijo e algumas sopas. E em um canto, a guloseima bem brasileira da frita de banana: tiras de banana maduras enroladas em farinha com sabor de canela, fritas e cobertas com açúcar. Delicioso.

Voltando ao seu estande, é bem básico. Mesas forradas de oleado vermelho, cálices de água surrados, uma pequena lista de vinhos de mesa chilenos e os caras trazendo a carne. Contanto que você mantenha um pequeno eixo vermelho-amarelo e verde da mesa virado para cima, eles continuam entalhando. É tudo que você pode comer, pelo tempo que você puder comer. (Coloque o lado vermelho do fuso para cima e isso significa pare, já! Lateralmente significa traga a conta.)

Para o almoço (US $ 12,75), a tarifa normalmente é limitada – se você pode chamá-la assim – a uma dúzia de cortes de carne bovina, linguiça de porco, coxinhas de frango gigantes e cubos de peru embrulhados em bacon.

No jantar (US $ 21,75), as opções se expandem para 22 carnes diferentes. Toda a carne que você consegue no almoço, além de bife de saia, suculenta costela de boi e porco, lombo, cordeiro. Tem salmão assado. E agora os exóticos entram. Jacaré, pato, codorna, coração de galinha.

O aroma de carne defumada preenche a sala e, dependendo da sua sensibilidade, é delicioso ou irresistível.

Nada disso deveria ser uma surpresa. Você sabe o que está recebendo no minuto em que entra no estacionamento.

Uma daquelas grandes faixas de fotos está pendurada na parede externa de frente para o estacionamento. Um servidor de carne sorridente empurra um espeto carregado. Uma dúzia de outros espetos cheios assomam ao lado dele. O cheiro de churrasco, mais rico do que qualquer coisa que flutua sobre a cerca do seu quintal, enche o ar.

Meu amigo (que me apresentou a este lugar que passamos a chamar de “aquele palácio da carne” enquanto cada um de nós estava na fase da Dieta Atkins) e eu gostava do cheiro de fora e de dentro. Minha esposa, que se juntou a mim para um A refeição de sábado à noite estava firmemente no campo dominado.

Ela gostou do bife de diafragma e do lombo, mas seis ou sete porções de carnes diferentes depois, ela estava satisfeita e pronta para ir. Ela esperou pacientemente que eu trabalhasse a costela de boi – tão linda quanto qualquer costela de primeira que já provei – a codorna, o crocodilo, o coelho, a carne de porco.

Por sua paciência, ela se recompensou com um cheesecake de chocolate servido em um carrinho por Jessica, a “ garota da sobremesa ” – outro toque curioso do meio-oeste – e dividimos um sorbet de abacaxi que foi uma tampa perfeita para a minha comida: light , cremoso, frio e servido em uma casca de abacaxi oca.

O gerente do restaurante Roman Alcaraz diz que conquistou seguidores leais, certamente entre os brasileiros da região – talvez sejam os coquetéis de caipirinha, uma espécie de margarita brasileira feita com cachaça, um tipo de rum brasileiro – mas também da mistura completa de Muitos imigrantes de Orange County, sejam eles asiáticos, latinos ou Illinoisan.

O proprietário Kent Choy, um contador em Koreatown de Los Angeles, teve a ideia da Amazon de um cliente e, em dezembro de 2002, ela foi inaugurada como a única do tipo em Orange County. Algumas churrascaria atendem ao condado de Los Angeles, e a equipe em Fullerton ouve rumores de que um concorrente está vindo para Irvine.

Mas, por enquanto, é um tipo de experiência singular, um ótimo lugar para encontrar um amigo.